terça-feira, 15 de maio de 2012

a+Mô - arte, moda e afeto




 a+Mô é um projeto criado por mim para desenvolvimento de produtos de moda e inclusão social.
Através do projeto eu visito comunidades, cooperativas, associações, coletivos e tal e proponho produtos de moda para aprendizado e desenvolvimento.
É mais ou menos assim: Uma proposta em forma de aula, seguida da criação de um eco-produto, que gera uma linha de produtos e a comercialização disso tudo de forma justa e sustentável.
Nesta primeirinha edição criamos uma linha de colares com resíduos de couro ecológico, que foram doados por empresas de capotaria + resíduos de carnaval.
O resultado você confere nas fotos.













terça-feira, 8 de maio de 2012

Coletivo Brasil – Moda Sustentável


Conheci este projeto e estou bem feliz! Como é bom ver que temos parceiros pelo Brasil à fora! 

Coletivo Brasil – Moda Sustentável- nasceu com a ideia central de criar um movimento de vanguarda, cuja proposta é reunir e apresentar à sociedade brasileira e internacional, o DNA da moda sustentável nacional, mostrando que é possível desenvolver moda economicamente viável, ecologicamente correta e socialmente justa.

Para tanto, foram convidados criadores reconhecidamente comprometidos com a proposta sustentável, que aceitaram o desafio de promover e popularizar esse novo conceito de fazer moda.
Coletivo Brasil – Moda Sustentável reúne, neste primeiro momento, cerca de trinta profissionais diretamente envolvidos, entre designers, estilistas, fotógrafos, jornalistas, modelos, além de mais de trinta artesãos que foram capacitados por integrantes do movimento e que estão se juntando ao Coletivo Brasil, “apadrinhados” por integrantes do movimento, como forma de promover a inclusão social e profissional dos grupos, todos igualmente engajados e dispostos a difundir a proposta da sustentabilidade na vida e na moda.



segunda-feira, 7 de maio de 2012

Consumo consciente por um mundo mais humano! Vem gente!


Fórum Local de Economia Solidária se prepara para a realização do I Bazar Campos EcoSol.


Economia Solidária envolve inclusão social, geração de renda e comercialização solidária (preços justos em feiras e bazares coletivos), além da preocupação com o meio ambiente.


 O Fórum Local de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes quer levar à população campista novas oportunidades de venda com a edição do “I Bazar Campos EcoSol – Economia Criativa para um comércio justo e solidário”, comercializando roupas, sapatos e acessórios seminovos e com preços bem acessíveis. O evento acontecerá na Praça da República, atrás da Rodoviária Roberto Silveira, na sexta-feira, dia 11/05, das 9h às 18h. A renda será revertida ao Fundo Solidário, criado para que os grupos ligados ao Fórum tenham recursos para participar de eventos em outros municípios e estados.

Muito mais que o consumo, o Fórum, através do I Bazar Campos EcoSol, que levar às ruas os conceitos da Economia Solidária, que propõe o comércio justo e a reutilização de produtos, como ressaltou a integrante da Secretaria Executiva do Fórum Local de Economia Solidária, Rosane Ribeiro.

- A população de Campos e da região ainda não ouviu falar na Economia Solidária então é chegada a hora. Em breve nós teremos o segundo, o terceiro e ai sim vamos ser conhecidos e reconhecidos pelas iniciativas inovadoras baseadas na sustentabilidade - disse.

Karla Barreto de Aguiar, que também faz parte da Secretaria Executiva do Fórum, acrescentou que, na ocasião, haverá ainda a venda de artesanato e de doces e salgados típicos, somando 10 espaços, além da tenda para o Bazar, oportunidade para a exposição de produtos já comercializados e reconhecidos por sua qualidade em outros municípios.

- Esta é uma excelente oportunidade para que a população conheça e colabore com o artesanato local. A qualidade de nosso artesanato já é reconhecida. Temos quinze artesãos com peças sendo comercializadas num Quiosque da EcoSol, em Copacabana, em parceria com o Banco do Brasil, e a partir daí fomos incluídos no Circuito Carioca de Economia Solidária – disse Karla.

A ideia do Bazar surgiu durante plenária mensal do Fórum realizada em março deste ano, discutida entre seus pares e aprovado em plenário. Conforme Nilza Franco, coordenadora da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Populares da UENF a partir deste Bazar novas ações se desencadearão para firmar esta nova política pública de economia solidária:

- Temos dois momentos importantíssimos: Um é a criação do Fundo Solidário da EcoSol em Campos dos Goytacazes a outra é uma série de ações que nos levará à criação e à manutenção do Fundo Solidário. Fundo solidário é uma prática de mutirão, de ajuda mútua entre um grupo de pessoas que se organizam em torno de um objetivo comum, como é o caso – explicou.
O Fórum existe há cerca de um ano e já conta com mais de 25 grupos autogestionários de artesãos. O I Bazar Campos EcoSol é uma realização do Fórum Local de Economia Solidária juntamente com seus parceiros: a ITEP/UENF e a Prefeitura de Campos, através da Secretaria Municipal de Família e Assistência Social, da Secretaria de Serviços Públicos Municipais e da Guarda Civil Municipal.


Telefones de contato:

Rosane Ribeiro (Secretaria Executiva do Fórum Local de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes) - 8124-1526 / 9995-2243

Karla Barreto de Aguiar (Secretaria Executiva do Fórum Local de Economia Solidária de Campos dos Goytacazes) – 9832-8603

Talita Barros (jornalista) – 9276-4038

Designer inglesa transforma garrafas plásticas em abajures



il-570xn.269097458.jpg
Abajur Dayse 12 é feito com plásticos com formatos de anéis/Fotos: Divulgação
A inglesa Sarah Turner é um exemplo de designer criativa envolvida no mundo do reaproveitamento de materiais que muitos consideram "lixo". Ela criou abajures de garrafas plásticas usadas, utilizando apenas jatos de areia e folhas de polipropileno branco e verde.
il-570xn.269097312.jpg

As garrafas de plástico, de origem local, são cortadas em diferentes tamanhos a depender do design. Para o abajur da foto acima, intitulado "Daisy 12", o plástico é formado em torno dos anéis do objeto para criar um design que é retrô e elegante.

il-570xn.263380582.jpg

Daisy 12 está disponível em uma variedade de cores que variam de framboesa, violeta até verde e amarela limão. Além disso, o objeto vem equipado com uma lâmpada de energia eficiente.
Outro modelo, chamado "Cola 67", é feito com 67 garrafas de Coca-Cola usadas. O "Bluebell 6", entretanto, é feita a partir de seis garrafas plásticas de água usadas, pintada em um tom azul pálido.

cola-67.jpg
Abajur "Cola 67", que utilizou 67 garrafas de coca-cola  
Esforços como a de Turner nos dá a esperança que, apesar do crescente problema dos resíduos sólidos, há aqueles que tomam isso como um desafio e os utilizam para abastecer novos projetos e ideias.


Por : EcoD